Processo Seletivo - Universidade Zumbi dos Palmares

Iniciativa entre edtech e universidade é voltada para a inclusão, qualificação e protagonismo de pessoas negras brasileiras em carreiras digitais

São Paulo, novembro de 2021O ITuring anuncia parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares para beneficiar 30 talentos negros com bolsas 100% de estudos na escola de tecnologia do fundo Abapuru, lançada em julho este ano. As oportunidades são para a capacitação em dados, no curso Análise de dados para Negócios e em engenharia de software, no programa Becoming a Modern Software Engineer. Eles são desenvolvidos com bigtechs, como Loft, Microsoft, Amazon (AWS) e Refactory. 

Inclusão e diversidade fazem parte dos nossos valores, e nada mais adequado que nos unirmos a uma das referências em educação para pessoas negras como a Zumbi dos Palmares“, diz Carlos Souza, CEO do ITuring. 

As bolsas estão abertas para todas as pessoas negras interessadas, não havendo necessidade de ter ou não vínculo com a universidade. Os interessados poderão se inscrever a partir de 16/11 a 03/01, na página oficial da parceria, nesse link. Após o cadastro de intenção, o ITuring dará acesso gratuito, para todos, a dois módulos do curso que o aluno escolher. Os alunos terão acesso a sala de aula, para dar início aos estudos dos módulos gratuitos a partir de 01/12.

Faculdade Zumbi dos Palmares ganha novos recursos | VEJA SÃO PAULO
José Vicente

“A parceria com o ITuring é muito importante para a Universidade Zumbi dos Palmares, uma vez que a qualificação do profissional negro é um dos nossos pilares”, afirma José Vicente, reitor da instituição de ensino.

No primeiro módulo, que é introdutório, o aluno terá noção do que irá aprender, além de indicações de como potencializar seus estudos. Já no segundo módulo, o candidato dá início aos estudos da área escolhida e deverá desenvolver um projeto proposto pelo curso, com entrega até dia 17/01, por meio da plataforma da edtech. 

Aprendizado baseado por projetos potencializa o aprendizado e traz ao estudante experiência prática. Essa bagagem faz diferença nas entrevistas de emprego e na vida profissional, dando mais propriedade e segurança ao aluno, já que ele colocou a mão na massa de verdade“, completa Souza. 

Um time de profissionais das duas instituições fará a correção de todos os projetos que cumprirem o prazo proposto na sala de aula online, sendo o projeto um requisito fundamental para a concorrência às bolsas de estudos. O ranking dos aprovados nos projetos será repassado para a Zumbi dos Palmares e caberá ao time da Zumbi escolher os 30 estudantes que receberão as bolsas e terão acesso ao curso completo. Os selecionados serão comunicados por e-mail pela Zumbi dos Palmares, com resultado divulgado no dia 24/01/2022.

E a faculdade com o nome de Zumbi dos Palmares fica DO LADO da rua que  homenageia o algoz dele

Mais detalhes dos cursos disponíveis para as bolsas

1. Curso Becoming a Modern Software Engineer

Este curso tem como um dos principais instrutores o americano Joseph Yoder, fundador de uma consultoria global em desenvolvimento de software. Trabalhando em refatoração e metodologia ágil com bigtechs como Nubank e PagSeguro, ele repassa seus conhecimentos no programa. 

O que se aprende? 

Desenvolvimento de aplicações duradouras e que entreguem valor. Da agilidade aos padrões arquiteturais, refatoração e testes efetivos.

Competências de desenvolvimento iterativo e incremental de aplicações na nuvem, utilizando testes efetivos para longevidade do software, com técnicas de refatoração, padrões de arquitetura e CI/CD baseados nas melhores práticas do mercado internacional.

Duração: 6 meses (totalmente online).

Metodologia: Baseado em project-based learning (aprendizagem por projetos) e conta com revisões de especialistas da área e suporte ao aluno – em até 24 horas. 

Mais informações aqui.

2. Curso Análise de dados para Negócios 

Feito em parceria com um dos unicórnios brasileiros, a Loft, este curso é ideal para profissionais de negócios que buscam ter autonomia para fazer análises de dados sem precisar de especialistas. Ana Romeo, diretora de produto na Loft, traz todo seu conhecimento, aplicado dentro de uma das empresas mais valiosas do Brasil na atualidade, para o curso. Também é possível aprender com as ferramentas Microsoft, outro parceiro estratégico do programa.  

O que se aprende? 

Dominar a habilidade mais requisitada no mercado: pensamento analítico. Resolver problemas de maneira estruturada para tomar decisões com base em dados. Neste curso, é possível aprender as técnicas de resolução de problemas, visualização e storytelling com dados. É um curso focado em transformar profissionais das áreas de negócios para que sejam totalmente orientados a dados, tendo mais assertividade na tomada de decisões.

Duração: 5 meses (totalmente online).

Metodologia: Baseado em project-based learning (aprendizagem por projetos) e conta com revisões de especialistas de empresas de tecnologia e suporte ao aluno – em até 24 horas. 

Mais informações aqui.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Required fields are marked *