Escrita por Armando Avena, autor com nove livros publicados, a obra conta a vida romanceada de Luiza Mahin, líder da maior rebelião urbana de escravos no Brasil. A história revela como os escravos negros tomaram a cidade de Salvador por um dia, tendo como objetivo libertar os escravos e criar um estado islâmico no Brasil
Uma imagem contendo texto, livro  Descrição gerada automaticamente
Imagem de divulgação 
A Editora Geração lança, em dezembro, “Luiza Mahin”, romance que conta a luta e os amores da principal heroína negra da história do Brasil. A obra, escrita por Armando Avena, tem como pano de fundo a Revolta dos Malês, a maior rebelião urbana de escravos no Brasil.
Em janeiro de 1835, aproximadamente mil homens e mulheres, armados e com vestes brancas, tomaram a cidade de Salvador com o objetivo de libertar os escravos e criar um Estado Islâmico. Esses revoltosos eram escravos negros muçulmanos alfabetizados, que se uniram a negros animistas (não-muçulmanos) para assim tomar o poder. A revolta foi planejada em todos os detalhes e até um banco foi criado para financiar as ações.
A narrativa acompanha o movimento dos negros muçulmanos e entrelaça a revolta com a biografia e os amores da líder, Luiza Mahin que, em meio a seus romances, se relacionou com um fidalgo português, que derivou no nascimento de seu filho Luiz Gama, o primeiro poeta negro brasileiro.
No romance, Luiza Mahin tem ascendência entre os negros, mas é uma mulher livre, uma negra liberta, dona de seus amores. Ela foi amante de Ahuna, líder da revolta muçulmana e do procurador da cidade, o branco Angelo Ferraz.
Figura venerada até hoje pelos baianos, considerada um dos símbolos da luta feminina contra a escravidão, a existência de Luiza Mahin ainda provoca debates no âmbito da historiografia oficial, mas no romance de Avena a protagonista é o principal elo de ligação de diversos personagens recorrentes da tradição oral da Bahia que terão suas histórias expostas. Em consequência ao período histórico, a obra retrata aspectos do cotidiano da maior cidade negra do Brasil na época escravista, e a relação de miscigenação imposta entre os Senhores de Engenho e mulheres negras escravizadas.
Sobre o autor:
Serviço:
Luiza Mahin
Autor: Armando Avena
Editora Geração
Edição: 2019
Formato: 23 x 2 x 15,6 cm
Número de páginas: 232 páginas
Assunto: romance
Idioma: Português
ISBN-10: 8581304311
ISBN-13: 978-8581304311
Valor: R$ 39,90
Pré-venda na Amazon: https://amzn.to/2s3U4O5 
Informações à Imprensa – Way Comunicações
Bete Faria Nicastro
Telefones: (11) 3862-1586 / 3862-0483 / 99659-2111

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *