PRESENÇA LGBTQIA+ NAS PROPAGANDAS DE NATAL
Banco de  imagens Tem que Ter

• Banco de imagens Tem que Ter, desenvolvido pelo coletivo gaúcho Viva Voz, traz fotos exclusivas e gratuitas sobre o cotidiano LGBTQIA+ para campanhas natalinas

Porto Alegre, 13 de novembro de 2019 – Três meses após lançar o primeiro banco de imagens LGBTQIA+, o projeto Tem que Ter apresenta ao público a coleção temática Presente de Verdade, um manifesto pela representação e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ nas propagandas de Natal.

A coleção, criada em parceria com alunos da ESPM Porto Alegre , escola de negócios referência nas áreas de Marketing, Publicidade, Criatividade e Inovação, conta com 60 fotos autorais e exclusivas, que retratam pessoas LGBT reais em festas de final de ano, propondo assim, um novo olhar sobre os conceitos de família, comemoração e felicidade.

Banco de imagens Tem que Ter

“A família é o centro das festas de final de ano, e também uma questão muito delicada para a comunidade LGBTQIA+. Muitas famílias não reconhecem as relações afetivas como legítimas e por isso a importância de abordar esse tema de forma sensível, mostrando como nós LGBTQIA+ estamos presentes, e nunca deixamos de ser irmãos, filhos, pais, amigos ou família”, afirma a fotógrafa Luísa Reverey.

As fotografias, bem como as outras coleções do Tem que Ter, estão disponíveis para download gratuito no site do projeto www.temqueter.org

A presença LGBTQIA+ na propaganda brasileira é quase nula e as poucas manifestações que fogem do padrão heteronormativo acabam, muitas vezes, reforçando estereótipos. Para Fernanda Sanchis, aluna da ESPM e uma das criadoras do projeto, “As mensagens criadas por marcas, negócios e agências de publicidade possuem impacto social, e podem ser utilizadas como ferramentas de promoção da diversidade”.

Banco de imagens Tem que Ter

Ficha Técnica

Título: Campanha Presente de Verdade

Projeto: Tem que Ter

Fotógrafa: Luísa Reverey

Produção: Marcello Mognon, Eduarda Soligo e Fernanda Sanchis

Site: temqueter.org/fotos

Contato:

Fernanda Dalpiaz Sanchis – Idealizadora do Tem que Ter e responsável pela campanha

(54) 99955.4048

Sobre o Tem que Ter

O banco de imagens propõe uma reflexão sobre representatividade, diversidade e comunicação inclusiva. As fotos exclusivas que retratam pessoas LGBTQIA+ em situações cotidianas estão disponíveis para download gratuito no site do projeto http://www.temqueter.org O acervo conta com mais de 150 imagens, assinadas por fotógrafos distintos e foram feitas em locações variadas em Porto Alegre e em São Paulo. O objetivo era garantir que a diversidade também estivesse representada na escolha do casting.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Diplomacia Corporativa e Economia Criativa. Seus 15 000 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 200 funcionários estão distribuídos em oito campi – quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM. Para isso, a instituição investe constantemente em novas metodologias de aprendizagem, tecnologias e infraestrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *