No ano em que a NASA declara o fim do sinal com um de seus rovers, o shopping Conjunto Nacional recebe pela primeira vez evento com experiências ligadas ao universo científico
Quem for ao Conjunto Nacional nos dias 30 e 31 de março vai se sentir em outro planeta. Pela primeira vez no Distrito Federal, o Science Days – inspirado no Dia do Espaço que acontece anualmente na Flórida – chega ao shopping. O evento, que conta com a curadoria da agência espacial americana NASA, vai proporcionar aos visitantes uma série de experiências ligadas ao universo científico e conscientizar pais e educadores sobre a importância da ciência e da tecnologia para jovens e crianças.
Dentre os destaques, estão os rovers, robôs sobre rodas utilizados para explorar e coletar informações sobre os planetas. Desde 1997, a NASA já enviou à Marte quatro rovers: o primeiro, chamado de Sojouner, que manteve comunicação com a Terra por menos de um ano; os robôs Spirit e Opportunity, que estavam em atividade, respectivamente, até 2010 e 13 de fevereiro deste ano. E, por fim, o último roverlançado ao espaço, que aterrissou no planeta vermelho em 2012, que ainda está em atividade.
Como uma das principais atrações do Science Days, acontece a palestra Asteroid Mission, com Vinícius Fantuchi, na qual os participantes terão a oportunidade de saber mais a respeito sobre os robôs exploratórios e conhecer também a réplica da superfície do asteroide da missão Osiris-Rex – que tem como objetivo estudar e trazer amostras do asteroide 101955 Bennu para a Terra.
Além disso, na oficina Hands On, promovida pela NASA, será possível montar uma réplica em madeira do rover Curiosity. Todas as atividades são gratuitas e contam com tradução simultânea.
Serviço

Palestra Asteroid Mission
Data: Dias 30 e 31 de março
Hora: Das 18h às 18h50
Local: Piso Térreo – Praça Central. Shopping Conjunto Nacional
Oficina NASA Hands On de montagem do Curiosity (Rover)
Data: Dias 30 e 31 de março
Hora: A partir das 14h
Local: 1º Piso, Ala Central – Shopping Conjunto Nacional
NASA Science Days em Brasília
Data: Dias 30 e 31 de março
Hora: Sábado, das 09 às 22h, e domingo, das 12h às 20h
Local: Shopping Conjunto Nacional – Praça Central, Piso Térreo
Informações e inscrições: Aplicativo do Shopping Conjunto Nacional
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *