O grafismo de Toys & Omik dá vida ao muro da fábrica da Coca-Cola
Projeto tem a parceria da Brasal Refrigerantes e Sherwin Williams
Jovens do CEF 412 Samambaia e da Casa Azul participaram da pintura da obra
 Contando até com a parceria da suspensão da chuva, os artistas Toys & Omik conversaram ontem 22 de novembro, com um grupo de jovens do Centro de Ensino Fundamental – CEF 412 de Samambaia e da ONG Casa Azul Felipe Augusto sobre sua trajetória profissional.
O encontro aconteceu na BrasalRefrigerantes, engarrafadora local da Coca-Cola, onde os grafiteiros brasilienses aceitaram o desafio de revitalizar o muro com 2,40m de altura e 180 m de extensão que circunda a indústria localizada em Taguatinga. “É o maior muro em extensão que trabalhamos”, afirma Toys lembrando que a dupla convidou os parceiros e também grafiteiros Erick Bruno e Rafael para apoiarem na execução do trabalho.
“Essa ação nos permitiu contemplar vários objetivos que nos norteiam: valorizar artistas locais, apresentar novas oportunidades a jovens e, assim, ampliar a inserção dos mesmos no mercado de trabalho, e trazer a arte urbana para a região onde estamos localizados”, pontua Victor Bernardes, diretor de marketing da Brasal Refrigerantes.
Em poucos instantes, Toys e Omik se tornaram referência para os jovens. Com tom acolhedor, deram um breve depoimento incentivador sobre o caminho que percorreram. “Fazer a coisa certa é mais difícil mas, mais compensador. Sejam persistentes, independentes da crença do outro no seu trabalho”, aconselhou Omik.
O ponto alto foi uma mini oficina coordenada pelos artistas quando os jovens puderam vivenciar o grafismo e deixar sua marca no imenso muro.
Lidian Kelly, 14 anos, está no 9º ano e, em paralelo, faz aulas em curso profissionalizante de desenho industrial. Mesmo afirmando gostar de muitas coisas, o que dificulta uma definição de seu futuro profissional, achou “muito top conhecer o trabalho deles e incentivador ver ser possível ter uma carreira de uma maneira diferente.”
A jovem parece ter levado para casa a principal mensagem dos artistas que buscam em seus desenhos sensibilizar as pessoas e sedimentar a crença que “se você se dedica, a própria vida vai lhe compensar”, conforme afirmou Toys.
Para Bruno Costa, representante local de Trade da Sherwin Williams, empresa parceira do projeto, o grafismo, representação da arte urbana, auxilia na preservação dos locais. Assim, como a pintura no imenso muro continua por mais algumas semanas, vale uma visita ao local para conferir a transformação da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *