De 12 de abril a 05 de maio acontece o Concurso Comida di Buteco, que tem como missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA” .
Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país, é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos , no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do Concurso.
Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz
Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano ( abril/maio) em todas as cidades, num esforço de demarcação de ABRIL como MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.
Um modelo de negócios de impacto
O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um NEGÓCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve : o “buteco”, que não paga para participar; a indústria como a grande financiadora (patrocinadores); envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes tem a oportunidade de se formalizar); e envolve parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.
Ele é o primeiro concurso do gênero no país
Resultados dos 20 anos de Comida di Buteco:
o 21 cidades de Norte a Sul do País
o 5.163 mil butecos
o 4.868 milhões de votos
o 3.534 milhões de petiscos vendidos
o 41.796 mil empregos gerados
o 80 milhões de pessoas impactadas
o R$ 500.892 milhões em mídia espontânea
“ Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor.” ( Paulo Solmucci – Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes )
Sua mecânica
Elege-se o Melhor Buteco da cidade!
Na primeira etapa , em cada uma das cidades, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados ( um jurado da sua cidade e dois de outras cidades ). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.
Buteco com “u”, o perfil dos participantes
Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes , outras pessoas da família do dono trabalham ali também.
A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS
|
|||
REGIÃO SUDESTE
|
|||
Minas Gerais
|
Belo Horizonte
|
||
Juiz de Fora
|
|||
Montes Claros
|
|||
Uberlândia
|
|||
Poços de Caldas
|
|||
Vale do Aço ( Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano )
|
|||
São Paulo
|
São Paulo Capital
|
||
Campinas, Jaguariúna
|
|||
Ribeirão Preto
|
|||
São José do Rio Preto
|
|||
Rio de Janeiro
|
Rio Capital e Baixada Fluminense
|
||
REGIÃO NORDESTE
|
|||
Bahia
|
Salvador e Lauro de Freitas
|
||
Pernambuco
|
Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes
|
||
Ceará
|
Fortaleza
|
||
REGIÃO NORTE
|
|||
Amazonas
|
Manaus
|
||
Pará
|
Belém e Ananindeua
|
||
REGIÃO SUL
|
|||
Santa Catarina
|
FFLFlorianópolis
|
||
Rio Grande do Sul
|
Porto Alegre e Canoas
|
||
Paraná
|
Curitiba
|
||
REGIÃO CENTRO-OESTE
|
|||
Distrito Federal
|
Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga
|
||
Goiás
|
Goiânia e Aparecida de Goiânia
|
||
Patrocinadores 2019
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.
Empresas patrocinadoras em Brasília
Cerveja oficial: Brahma Extra
Apresentador: Perdigão
Patrocinadores: Coca Cola, Mc Cain
Banco Oficial: Santander/Getnet
Apoiadores: Reserva 51, Trident, Chandon, Jornal Metro, Rádio Globo, Abrasel, Sobradinho Carnes, HPlus Hotelaria, SEBRAE, Secretaria de Esportes Turismo e Lazer- DF, Zoom, Dickies
Promoção: Globo
Banco Oficial: Santander/Getnet
Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.
“O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.”
Durante o período do concurso, o Banco realizará diversas ações nos locais participantes, inclusive um jogo americano personalizado do Santander, e presença com destaque nas peças de merchandising presente em todos os “butecos”.
Clientes Santander que efetuarem o pagamento com cartões do banco ou com o Santander Pass terão 10% de desconto no valor da batata frita participante do concurso.
Assessoria de Imprensa : Solos Comunicação / tel (61) 3033-8029 / email – eliane@solos.com.br
Coordenação Comida di Buteco: Elmo Santos – elmo@comidadibuteco.com.br
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
Twitter: @_comidadibuteco
Site: comidadibuteco.com.br
Baixe o app ComidadiButeco