Nova edição da série Classes Abertas vai promover diálogo entre Brasil e Portugal, a partir de iniciativas de combate à desigualdade educacional

Encontro virtual será no próximo dia 8, no YouTube do Canal Futura

Katia Smole (diretora do Instituto Reúna)

Em torno de 680 mil jovens de 15 a 17 anos (7,1%) estavam fora da escola sem ter concluído a educação básica, em 2019, de acordo com o IBGE. Em 2020, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 10,8% dos estudantes do Ensino Médio informaram ter abandonado os estudos. Quais os caminhos para manter o vínculo dos estudantes com as escolas? Que iniciativas existentes apresentam bons resultados no enfrentamento ao abandono e à evasão escolar?

A desigualdade educacional e as estratégias para combater a evasão escolar – um desafio histórico que vem se agravando no contexto de pandemia – serão tema da nova edição do encontro virtual Classes Abertas, no próximo dia 8, no YouTube do Canal Futura. Gratuito e aberto ao público, o debate deste mês propõe um diálogo entre as experiências do Brasil e de Portugal.

Fátima Gavioli (secretária de Educação de Goiás)

Com o tema “Evasão escolar: Jovens de volta à escola”, o encontro recebe Pedro Cunha, diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian de Portugal – com experiência em políticas públicas, foi subdiretor-geral da Educação em Portugal, responsável por programas nacionais de inovação e promoção da inclusão e do sucesso escolar – e a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, que já comandou a secretaria de Educação de Rondônia e é especialista em gestão escolar. A mediação é da diretora do Instituto Reúna, Katia Smole, ex-secretária de Educação Básica no Ministério da Educação (MEC).

Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, a série Classes Abertas – lançada no Dia da Educação, em abril – promoverá encontros virtuais mensais, com base na agenda da educação e os desafios contemporâneos, trazendo temas voltados especialmente para professores, estudantes e suas interfaces com profissionais do campo da comunicação, das artes, da cultura digital e dos direitos humanos, além do público em geral.

 Pedro Cunha (diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian)

CLASSES ABERTAS
Evasão Escolar: Jovens de volta à escola
Dia 8 de junho, às 18h
Em youtube.com/ canalfutura

No segundo encontro da série “Classes Abertas”, Pedro Cunha (diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento, da Fundação Calouste Gulbenkian) e Fátima Gavioli (secretária de Educação de Goiás) debatem estratégias de combate à evasão escolar, com mediação de Katia Smole (diretora do Instituto Reúna).

Sobre o Futura
O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciava privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Sebrae. O Futura pode ser assistido gratuitamente, a qualquer hora e em qualquer lugar, nos Canais Globo e Globoplay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *