De 12 de abril a 05 de maio acontece   o Concurso Comida di Buteco,  que tem como missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA” .
Em 2019 o Comida di Buteco comemora 20 anos. Duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje cobre todo o país,  é realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também  o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos , no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração aos 20 anos do Concurso.
Um movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz
Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano  ( abril/maio) em todas as cidades, num esforço  de demarcação de ABRIL como MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse  ícone da sociabilidade brasileira: o Buteco.
Um modelo de negócios de impacto
O mais importante aspecto do Comida di Buteco hoje é ter se tornado um NEGÓCIO DE IMPACTO, que tem o pequeno comércio familiar como matriz de uma corrente do bem que envolve : o “buteco”,   que não paga para participar; a indústria como a grande  financiadora  (patrocinadores);   envolve o poder público, a partir da ampliação da atividade econômica do buteco (gera empregos, paga impostos, muitas vezes tem a oportunidade de se formalizar); e envolve  parceiros, imprensa e o público do Brasil inteiro. O mês do concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia em que o buteco está inserido.
Ele é o primeiro concurso do gênero no país
Resultados dos 20 anos de Comida di Buteco:
o   21 cidades de Norte a Sul do País
o   5.163  mil butecos
o   4.868 milhões de votos
o   3.534 milhões de petiscos vendidos
o   41.796 mil empregos gerados
o   80 milhões de pessoas impactadas
o   R$ 500.892 milhões em mídia espontânea
 “ Eu fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor.” ( Paulo Solmucci – Presidente Nacional da Abrasel/Associação Brasileira de Bares e Restaurantes )
Sua mecânica
Elege-se o Melhor Buteco da cidade!
Na primeira etapa , em cada uma das cidades,  os  butecos  pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando  4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe 3 jurados ( um jurado da sua cidade e dois de outras cidades ). Elege-se aí o MELHOR  BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.
Buteco com “u”, o perfil dos participantes
Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “ESPONTÂNEOS”:  estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes , outras pessoas  da família do dono trabalham ali também.

A GEOGRAFIA BUTEQUEIRA DE NORTE A SUL DO PAÍS
REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais
Belo Horizonte
Juiz de Fora
Montes Claros
Uberlândia
Poços de Caldas
Vale do Aço ( Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano )
São Paulo
São Paulo Capital
Campinas, Jaguariúna
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto
Rio de Janeiro
Rio Capital e Baixada Fluminense
REGIÃO NORDESTE
Bahia
Salvador e Lauro de Freitas
Pernambuco
Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes
Ceará
Fortaleza
 REGIÃO NORTE
Amazonas
Manaus
Pará
Belém e  Ananindeua
REGIÃO SUL
Santa Catarina
FFLFlorianópolis
Rio Grande do Sul
Porto Alegre e Canoas
Paraná
Curitiba
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal
Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga
Goiás
Goiânia e Aparecida de Goiânia
Patrocinadores 2019
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.
Empresas patrocinadoras em Brasília
Cerveja oficial: Brahma Extra
Apresentador: Perdigão
Patrocinadores: Coca Cola, Mc Cain
Banco Oficial:  Santander/Getnet
Apoiadores: Reserva 51, Trident, Chandon, Jornal Metro, Rádio Globo, Abrasel, Sobradinho Carnes, HPlus Hotelaria, SEBRAE, Secretaria de Esportes Turismo e Lazer- DF, Zoom, Dickies
Promoção: Globo
Banco Oficial: Santander/Getnet
Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final.
O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.”
Durante o período do concurso, o Banco realizará diversas ações nos locais participantes, inclusive um jogo americano personalizado do Santander, e presença com destaque nas peças de merchandising presente em todos os “butecos”.
Clientes Santander que efetuarem o pagamento com cartões do banco ou com o Santander Pass terão 10% de desconto no valor da batata frita participante do concurso.
Assessoria de Imprensa : Solos Comunicação / tel (61) 3033-8029 /  email – eliane@solos.com.br
Coordenação Comida di Buteco: Elmo Santos – elmo@comidadibuteco.com.br
Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA – (31) 3342 4519/3452
Facebook: /comidadibuteco
Instagram: _comidadibuteco
Twitter: @_comidadibuteco
Site: comidadibuteco.com.br
Baixe o app ComidadiButeco 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *